sexta-feira, 18 de junho de 2010

Santo do dia!


ROMUALDO - 19/06/2007

CONTEXTO HISTÓRICO

Nosso santo de hoje é São Romualdo. Ele viveu de 956 a 1027.

O Monastério Beneditino, estabelecido em Cluny no ano 909 se tornou centro de uma reforma na Igreja visando retirá-la da crescente secularização das suas instituições e práticas. O ano 1000 foi visto com temor, pois se julgava que nele aconteceriam o fim do mundo e o Julgamento Final.

O SANTO


Romualdo era descendente dos duques de Orseoli e nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 956. Sua família não tinha vínculo algum com a religião e por isso o rapaz teve uma vida de prazeres e diversões irresponsáveis até os vinte anos.

Sérgio, o pai de Romualdo, travou um duelo do qual saiu vencedor. Romualdo, que fora obrigado pelo pai a assistir a luta, ficou muito chocado com a cena de sangue, levando-o a questionar o que fazer da vida, e como ela poderia ser perdida de forma tão sem sentido. Ele foi passar algum tempo na França, em contato com a espiritualidade da Abadia de Cluny.

Reornou à Itália, mas acabou se decidindo pela vida monástica, ingressando na Ordem de São Bento. Tanta era sua disciplina, tamanha era sua dedicação, que passou a sofrer oposição de seus irmãos de ordem.

Deixou o convento, indo viver na companhia de Marinho, um eremita famoso. Aperfeiçoou-se tanto no trabalho espiritual que atraiu vários amigos para a vida religiosa. Até o próprio pai acabou se convertendo por causa dele, abandonando tudo para viver na reclusão de um mosteiro. Mais tarde, seu pai também foi canonizado, sendo celebrado como são Severo.

Romualdo fundou vários conventos, sendo o mais famoso deles o de Campo Maldoli, na Toscana, que acabou dando origem à Ordem dos Camaldulenses, criada por ele. Mas sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época.

Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo, como as missões na Boêmia e na Polônia, as peregrinações à Terra Santa, a reforma do clero e muitos outros pontos vitais para a Igreja. Em suas peregrinações espirituais, reformou mosteiros e fundou outros novos em Verghereto, em Lemmo, Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castro, perto de Fabiano.

Romualdo, pressentindo sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho, o que aconteceu no dia 19 de junho de 1027, no Convento de Val de Castro. Seu túmulo foi local de muitos prodígios e, quando seu corpo foi exumado, cinco anos depois, foi encontrado incorrupto. Venerado pelos devotos, em 1569 o papa Clemente VIII o canonizou.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA

Lemos em Romanos 5, 17: "Porque se através de um só homem reinou a morte por causa da falta de um só, com muito mais razão reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça, por meio de um só: Jesus Cristo”

É normal as pessoas preferirem a vida à morte. Queremos paz e liberdade para viver. Foi o próprio Jesus que veio nos oferecer a vida em plenitude. A vida é, por excelência, bênção divina. Foram esses os valores que São Romualdo encontrou um dia, fazendo de sua vida bandeira de luta pela justiça, pela paz, pelo amor. Meditemos hoje sobre o valor que temos dado à vida que recebemos de Deus.

Evangelho do dia!

Sábado - 19/06/2010 - 11ª Semana Comum

Evangelho (Mateus 6,24 34)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?
27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas .

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Santo do dia!


GREGÓRIO JOÃO BARBARIGO - 18/06/2007

CONTEXTO HISTÓRICO
Nosso santo de hoje é São Gregório João Barbarigo, que viveu de 1625 a 1697.

Em seu tempo aconteceu a guerra dos 30 anos na Europa, de 1618 a 1648. Ela refletiu o clima da época, pois foi uma mistura de conflitos religiosos e politicos, como, por exemplo, na Alemanha, rivalidades entre católicos e protestantes. Com o passar dos anos os conflitos foram se amplicando, transformando-se em luta européia.
O SANTO
Gregório João Barbarigo nasceu em Veneza no dia 16 de setembro de 1625, numa família rica da aristocracia italiana. Aos quatro anos de idade ficou órfão de mãe. Gregório, aos dezoito anos de idade, tornou-se secretário do embaixador de Veneza.

Em 1648 acompanhou o embaixador à Alemanha para as negociações do Tratado de Vestefália, referente à Guerra dos Trinta Anos. Na ocasião conheceu Fábio Chigi, o núncio apostólico, que o orientou nos estudos e o encaminhou para o sacerdócio.

Quando o núncio foi eleito papa, com o nome de Alexandre VII, nomeou Gregório Barbarigo cônego de Pádua; em 1655, prelado da Casa pontifícia e dois anos mais tarde foi consagrado bispo de Bérgamo. Finalmente em 1660 tornou-se cardeal.

O papa sabia o que estava fazendo, pois as atividades apostólicas de Gregório Barbarigo marcaram profundamente a sua época. Dotou o seminário de Pádua com professores notáveis, provenientes não só da Itália, mas também de outros países da Europa, aparelhando a instituição para o estudo das línguas orientais. E fundou uma imprensa poliglota, uma das melhores que a Itália já teve.

Pôde desenvolver plenamente seu trabalho pastoral, fundando escolas populares e instituições para o ensino da religião, para orientação de pais e educadores. Num período de peste, fez o máximo na dedicação ao próximo. Cuidou para estender a assistência à saúde para mais de treze mil pessoas.

Gregório Barbarigo fundou inúmeros seminários, que colocou sob as regras de são Carlos Borromeu. Constituiu a Congregação dos Oblatos dos Santos Prosdócimo e Antônio. Foi um dos grandes pacificadores do seu tempo, intervindo, pessoalmente, nas graves disputas políticas, de modo que permanecessem apenas no campo das idéias.

Depois de executar tão exuberante obra reformista, morreu em Pádua no dia 18 de junho de 1697. Foi canonizado por seu conterrâneo, o papa João XXIII, em 1960, que, como afirmou no seu discurso na solenidade, elevou são Gregório João Barbarigo ao posto que ele merecia ocupar na Igreja.
ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA
Lemos em João 1, 50: "50 Jesus lhe respondeu: “Tu crês porque eu disse que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores do que esta”.

Hoje, celebrando a vida de São Gregório João Barbarigo, podemos admirar a maravilha da obra divina. Quanta coisa Deus fez no mundo usando a sabedoria e as mãos de seu santo servo Gregório. Meditemos nesse dia em nossas obras. Elas estão contribuindo para o bem das pessoas e para o crescimento do reino de Deus entre nós?

Evangelho do dia!

Sexta-feira - 18/06/2010 - 11ª Semana Comum

Evangelho (Mateus 6,19 23)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19 Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Santo do dia! 17/06


São Ranieri de Pisa

A cidade de Pisa era, nos séculos XI e XII, um importante pólo comercial marítimo da Itália, que contribuía também no combate aos piratas sarracenos. Assim, paralelamente, ao burburinho dos negócios, a vida mundana da corte era exuberante e tentadora, principalmente para os mais jovens.

Foi nessa época, no ano 1118, que Ranieri Scacceri nasceu em Pisa. Era filho único de Gandulfo e Emengarda, ambos de famílias tradicionais de nobres mercadores riquíssimos. A sua educação foi confiada ao bispo de Kinzica, para que recebesse boa formação religiosa e para os negócios. Porém Ranieri, mostrando forte inclinação artística, preferiu estudar lira e canto. E para desgosto dos pais e do bispo, seu tutor, ele se entregou à vida fútil e desregrada, apreciando as festas da corte onde se apresentava. Com isso, tornou-se uma figura popular e conhecida na cidade de Pisa.

Aos dezenove anos de idade, impressionado com a vida miserável dos pobres da cidade e percebendo a inutilidade de sua vida, decidiu mudar. Contribuiu para isso o encontro que teve com o eremita Alberto da Córsega, que o estimulou a voltar para a vida de valores cristãos e a serviço de Deus. Foi assim que Ranieri ingressou no Mosteiro de São Vito, em Pisa, apenas como irmão leigo.

Depois de viver, até os vinte e três anos de idade, recolhido como solitário, doou toda a sua fortuna aos pobres e necessitados e partiu em peregrinação à Terra Santa, onde permaneceu por quase quatorze anos. Viajou por todos os lugares santos de Jerusalém, Acre e outras cidades da Palestina, conduzindo a sua existência pelo caminho da santidade. Foi nessa ocasião que sua virtude taumatúrgica para com os pobres passou a manifestar-se. Vestido com roupas pobres, vivendo só de esmolas, Ranieri lia segredos nos corações, expulsava demônios, realizava curas e conversões.

Já com fama de santidade, em 1154 retornou a Pisa e ao Mosteiro de São Vito, mas sempre como irmão leigo. Em pouco tempo, tornou-se o apóstolo e diretor espiritual dos monges e dos habitantes da cidade. Segundo os registros da Igreja, os seus prodígios ocorriam por meio do pão e da água benzidos, os quais distribuía a todos os aflitos que o solicitavam, o que lhe valeu o apelido de "Ranieri d'água".

Depois de sete anos do seu regresso da longa peregrinação, Ranieri morreu no dia 17 de junho de 1161. E desde então os milagres continuaram a ocorrer por sua intercessão, por meio da água benzida com sua oração ou colocada sobre sua sepultura.

Canonizado pelo papa Alexandre III, são Ranieri de Pisa foi proclamado padroeiro dos viajantes e da cidade de Pisa. A catedral dessa cidade conserva suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte.

Evangelho do dia! 17/06

Liturgia Diária
17/06/2010 - Quinta-feira
11ª Semana Comum
Evangelho (Mateus 6,7 15)




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus.
11O pão nosso de cada dia dá nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós come­testes .


Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 15 de junho de 2010

16/06 Evangelho do dia!

Quarta-feira - 16/06/2010 - 11ª Semana Comum


Evangelho (Mateus 6,1 6.16 18)




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fi­queis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa .


Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Santo do dia! 16/06

JULITA E CIRO


CONTEXTO HISTÓRICO


Nosso contexto de hoje é o império romano no tempo do imperador Diocleciano. Já havia muitos cristãos no mundo. Mas o imperador Diocleciano procurou reabilitar as velhas tradições, incentivando o culto dos deuses antigos. Empreendeu aquela que é conhecida por alguns historiadores eclesiásticos como a penúltima grande perseguição empreendida pelo Império Romano contra o Cristianismo: foi uma época de muitos mártires.


Hoje nossa atenção se volta para Santa Julita e seu filho São Ciro, que morreram martirizados justamente nessa época.



O SANTO



Julita vivia na cidade de Icônio, na Licaônia, atualmente Turquia. Era uma senhora cristã, que ficou viúva logo após dar à luz um menino, que foi batizado com o nome de Ciro. Três anos depois começou a feroz perseguiçao do imperador Diocleciano aos cristãos.


Julita fugiu para a Selêucia e, em seguida, para Tarso, onde acabou presa. O governador local, Alexandre, tirou-lhe o filho dos braços e passou a usá-lo como um elemento a mais para sua tortura. Colocou-o sentado sobre seus joelhos, enquanto submetia Julita ao flagelo na frente do menino, com o intuito de que renegasse a fé em Cristo. Como ela não obedeceu, os castigos aumentaram. Na prisão Ciro acabou morrendo e Julita foi decapitada no ano 304.


Os corpos foram recolhidos por uma de suas fiéis servidoras e sepultados num túmulo que foi mantido oculto até que as perseguições cessassem. Quando isso aconteceu, poucos anos depois, o bispo de Icônio, Teodoro, resolveu, com a ajuda de testemunhas da época e documentos legítimos, reconstruir fielmente a dramática história de Julita e Ciro. E foi assim que este culto chegou aos nossos dias.


Ciro tornou-se o mais jovem mártir do cristianismo, precedido apenas dos santos mártires inocentes, exterminados pelo rei Herodes em Belém . Por isso é considerado o santo padroeiro das crianças que sofrem de maus-tratos.


ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA


A propósito da trama armada quando crucificaram Jesus, podemos ler em João 11,49-50: "Um deles, Caifás, que era o Sumo Sacerdote daquele ano, disse-lhes: “Vós não entendeis nada! Não compreendeis que é melhor para nós que morra um só homem pelo povo para que não pereça a nação toda?”


Jesus era um homem justo que incomodava as estruturas do poder com suas idéias. Ele pregava com autoridade contra a injustiça social reinante, e isso adquiriu conotações políticas perigosas.


Mas a vida mostra que o sacrifício do justo, ao invés de diminuir o vigor de suas idéias, traz para elas nova vitalidade. Quando morre um mártir, as pessoas passam a ver nele a esperança pela qual ele morreu, e que justifica também nossa própria opção de vida. A perseguição possui uma espiritualidade escrita com sangue, e isso motiva outras pessoas, aumentando os justos, em números e na fé. Assim, homenageamos hoje Santa Julita e seu filho Santo Ciro, exemplos de fé cristã.