sexta-feira, 18 de junho de 2010

Santo do dia!


ROMUALDO - 19/06/2007

CONTEXTO HISTÓRICO

Nosso santo de hoje é São Romualdo. Ele viveu de 956 a 1027.

O Monastério Beneditino, estabelecido em Cluny no ano 909 se tornou centro de uma reforma na Igreja visando retirá-la da crescente secularização das suas instituições e práticas. O ano 1000 foi visto com temor, pois se julgava que nele aconteceriam o fim do mundo e o Julgamento Final.

O SANTO


Romualdo era descendente dos duques de Orseoli e nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 956. Sua família não tinha vínculo algum com a religião e por isso o rapaz teve uma vida de prazeres e diversões irresponsáveis até os vinte anos.

Sérgio, o pai de Romualdo, travou um duelo do qual saiu vencedor. Romualdo, que fora obrigado pelo pai a assistir a luta, ficou muito chocado com a cena de sangue, levando-o a questionar o que fazer da vida, e como ela poderia ser perdida de forma tão sem sentido. Ele foi passar algum tempo na França, em contato com a espiritualidade da Abadia de Cluny.

Reornou à Itália, mas acabou se decidindo pela vida monástica, ingressando na Ordem de São Bento. Tanta era sua disciplina, tamanha era sua dedicação, que passou a sofrer oposição de seus irmãos de ordem.

Deixou o convento, indo viver na companhia de Marinho, um eremita famoso. Aperfeiçoou-se tanto no trabalho espiritual que atraiu vários amigos para a vida religiosa. Até o próprio pai acabou se convertendo por causa dele, abandonando tudo para viver na reclusão de um mosteiro. Mais tarde, seu pai também foi canonizado, sendo celebrado como são Severo.

Romualdo fundou vários conventos, sendo o mais famoso deles o de Campo Maldoli, na Toscana, que acabou dando origem à Ordem dos Camaldulenses, criada por ele. Mas sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época.

Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo, como as missões na Boêmia e na Polônia, as peregrinações à Terra Santa, a reforma do clero e muitos outros pontos vitais para a Igreja. Em suas peregrinações espirituais, reformou mosteiros e fundou outros novos em Verghereto, em Lemmo, Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castro, perto de Fabiano.

Romualdo, pressentindo sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho, o que aconteceu no dia 19 de junho de 1027, no Convento de Val de Castro. Seu túmulo foi local de muitos prodígios e, quando seu corpo foi exumado, cinco anos depois, foi encontrado incorrupto. Venerado pelos devotos, em 1569 o papa Clemente VIII o canonizou.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA

Lemos em Romanos 5, 17: "Porque se através de um só homem reinou a morte por causa da falta de um só, com muito mais razão reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça, por meio de um só: Jesus Cristo”

É normal as pessoas preferirem a vida à morte. Queremos paz e liberdade para viver. Foi o próprio Jesus que veio nos oferecer a vida em plenitude. A vida é, por excelência, bênção divina. Foram esses os valores que São Romualdo encontrou um dia, fazendo de sua vida bandeira de luta pela justiça, pela paz, pelo amor. Meditemos hoje sobre o valor que temos dado à vida que recebemos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário