quarta-feira, 31 de março de 2010

O que é CLJ?




O Curso de Liderança Juvenil é um movimento da Igreja Católica, voltado a evangelização de jovens. O CLJ iniciou na Igreja São Pedro em Porto Alegre no ano de 1974, e logo firmou-se como movimento Arquidiocesano, e não como uma associação a mais. Hoje está implantado em grande parte do Rio Grande do Sul,e em parte de Santa Catarina e Paraná. Ele está dividido em duas grandes partes, o CLJ Momento e o CLJ Movimento.

CLJ Momento: curso de três dias (CLJ I), precedido pela formação impartida no pré CLJ, que apresenta um momento de conversão, que sempre será uma experiência com Cristo. Para aprofundar a consciência do "ser Igreja" e do "sentir com a Igreja", em vivência e reflexão, em vida e ação. Após o jovem ter participado do CLJ I e seguir perseverante, o Movimento prevê o CLJ II um ano depois e dois anos depois o CLJ III. O objetivo é aprofundar a consciência do cristão, assumida no Batismo, confirmada no Crisma e renovada na recepção do Sacramento da Eucaristia, para ser testemunha, para servir, para influir e transformar.
CLJ Movimento: é a vida continuada dinamicamente em grupos paroquiais (que se reúnem semanalmente). É a vida em comunidade, assumida pelos que fizeram o CLJ I e optaram pelo ideal proposto.